domingo, dezembro 19, 2010

Sinhá Recicla


Reportagem sobre nosso grupo de trabalho.
Artesãs mineiras fazem produtos com material reciclado
Claudio Schapochnik
Sábado, 31 de Julho de 2010 09:19

Exemplos de produtos feitos pelas artesãs (foto divulgação Sebrae)

A artesã Sônia Vasconcelos, de Uberlândia (MG), ensina mulheres daquela cidade a produzir peças artesanais com o resíduo da indústria de vestuário e material reciclado. Sônia deixou o emprego de bancária para se dedicar, desde 2008, ao projeto Sinhá Recicla. A iniciativa, apoiada pelo Sebrae em Minas Gerais, gera emprego e renda para 200 artesãs. A informação é da Agência Sebrae de Notícias.

Uma vez por semana, Sônia e mais 13 mulheres se reúnem para ensinar cerca de 60 tipos de técnicas artesanais, entre crochê, bordado, tricô, cestaria e tecelagem. A matéria-prima é doada por seis confecções da cidade. O material, que antes ia para o lixo, é transformado em bolsas, colares, tapetes, broches e outros produtos. Segundo Sônia, quase todo o material se recicla e o gasto com linhas e agulhas é dividido. O grupo produz 1,5 mil peças por mês, que custam entre R$ 5 e R$ 130.

De olho no mercado, as 13 artesãs procuraram o Sebrae para melhorar a qualidade dos produtos. Elas participam do Programa Sebrae de Artesanato e recebem consultoria em design, capacitações em técnicas de vendas, cooperação, atendimento e ampliação de mercado, com participações em feiras.

Neste mês o grupo foi ao Encontro de Negócios do Brasil Central, também em Uberlândia. As artesãs negociaram com compradores nacionais e internacionais. Uma empresa americana comprou 250 kits de bucha vegetal para banho. Compradores suíços e alemães também mantêm contato com o grupo.

Mais informações:
Projeto Sinhá Recicla
Fabiana Queiroz, analista do SebraeRevista - 05:07www.hoteisnet.com.br. segunda, 13 dezembro 2010 ... Projeto Sinhá Recicla Fabiana Queiroz,

Nenhum comentário: