quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Boneca de Bucha Vegetal


Já falei muito dessas bonecas aqui.

O artesnato caminha comigo desde o meu nascimento, nasci na roça, diga-se de passagem.

Fui agraciada com uma avó Afrodescendente e que fazia bonecas como ninguém.

Inicio dos anos 50, todas as coisas eram dificéis lá no sertão da Paraiba, mas a minha avó fazia bonecas de todo tamanho e modelo.Colhia algodao na roça, retirava os caroços e guardava para enche-las , fazias os corpos sempre de tecido novo e as roupas com tudo que havia guardado lá na mala.

Desfiava pedaços de tecidos para fazer cabelos e com os fios que retirava bordava olhos e bocas.

E a minha menina interior nunca quis crescer e continuou a gostar de bonecas.

Dando continuidade a este gosto tão bom, eu também as faço.Tenho preferencia pelas menores, as acho mais graciosas.Uso todo material para faze-las, pet, papel, palha de milho, bucha vegetal,fibra de bananeira, cabaças, tecidos, croche, macrame, trico, porcelana fria etc..

Assim sempre teremos maricotas por aqui.

O meu Bau pouco a pouco esta se esvaziando e já tenho trabalhos prontos, mais ainda não me reconciliei com a camera. Sou demasiadamente amadora.

Estou empenhada em postar coisas novas amanhã, façam ae uma torcida para dar certo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Que graca essa Dona Maricota !

Quando era crianca eu tinha uma boneca de pano que nao largava por nada. Tive ela ate minha sobrinha nascer e ai la se foi minha Emilia. A chamava de Emilia mas ela nao tinha nada a ver com a do Sitio.

Vivia encardida :)
bjs
Lys

Anônimo disse...

OLá!
Meu nome é ALEXANDRE. Sou devoto e colecionador de imagens de SÃO JORGE!
Estou a procura de uma artista que trabalhe com arte em palha de milho, bucha vegetal,fibra de bananeira, cabaças e que possa desenvolver sob minha encomenda uma imagem de SÃO JORGE em um destes materiais ou vários destes.
Aguardo seu contato caso haja interesse em desenvolver esta obra.
Ela fará parte de um acervo de mais de 30 peças (imagens de SJ)de uma coleção.
Agradeço a colaboração de seu retorno.
Muito obrigado.
ALEXANDRE
ale.coan@terra.com.br
Caxias do Sul (RS)nvobzg

Unknown disse...

Achei ineteressante o seu trabalho.
Gostaria de saber se vc pode me mostrar passo a passo como fazer boneca com bucha vegetal.
Muito obrigada.
Abraços